quarta-feira, 8 de agosto de 2007

e tudo começou com a Mônica...



Eu convivo muito com adolescentes (por ser professora) e eles sempre me surpreendem. Às vezes de maneira positiva, outras nem tanto. Como quando um aluno meu de uns 13 anos no máximo me disse que nunca (NUNCA!) tinha lido um livro do começo ao fim! Até os livros de leitura obrigatória na escola, ele começava a ler e depois pegava um resumo - na Internet!!!!
Aí ficam algumas questões, entre elas de como a Internet tá afetando os mais jovens. Principalmente seus hábitos de leitura. Quando eu era criança - no início do anos 80 quando a Internet não era nem projeto, eu colecionava gibis da Turma da Mônica, antes de aprender a ler. Mas foi esse o início da minha "carreira" de leitora. Um começo bem modesto, que depois dos gibis foi evoluindo pra livros mais fáceis (na época da alfabetização). Me lembro como se fosse ontem (que frase de velho!!!) de quando ganhei dos meus pais uma coleção de fábulas. Eram cindo livros grandes, com encadernações coloridas que no começo mais me chamavam a atenção pelas imagens do que pelo conteúdo. Como eu não sabia ler ainda, quem os lia pra mim era minha avó, uma senhora de pouco estudo, mas que sempre leu.
Isso já faz tanto tempo e está tão enraizado na minha vida, que muitos livros depois, eu não me lembro se em algum momento a leitura foi incentivada ou a curiosidade partiu de mim. Mas lembro que das figuras para as palavras a transição foi fascinante. Assim como quando eu comecei a ler em outras línguas, a sensação foi a mesma, de decifrar códigos secretos que me levariam a outros universos. E o desinteresse das crianças/adolescentes (e muitos adultos) me deixa extremamente triste. Por que essa geração que tá crescendo na época da Internet não têm o mesmo contato com o "papel" como eu e você. Nunca foram fazer trabalho escolar (manuscrito!) na Biblioteca Pública (nunca entraram lá!!).Entram na FNAC e vão direto na sessão de jogos. Lembram dos escritores com certo ranço, porque são obrigados a ler Érico Veríssimo, Clarice Lispector e Machado de Assis na escola e tudo o que é feito por obrigação gera certa repulsa na idade adulta. Eu não sei como esses professores de português/literatura trabalham isso em sala, se ainda usam aquelas famigeradas "fichas de leitura", mas tudo começa na infância, é esse primeiro contato com a literatura que vai criar (ou não) um futuro leitor.
E a Internet pode sim, ser usada como aliada e não vilã. É possível aliar o papel ao virtual.
Nesse semestre eu tenho um projeto audacioso. Vou propor aos meus alunos a leitura de um livro, escolhido por eles, sobre o tema que eles quiserem e em inglês! É a minha contribuição para a formação de leitores conscientes. Vamos ver no que vai dar! Eles vão chiar - é claro! Mas o resultado vai ser legal - ou decepcionante!

3 comentários:

Fábio Mayer disse...

A inha história de leitura é mais ou menos a mesma, começou com os gibis de Walt Disney e da Turma da Mônica, que leio até hoje...

=)

Mas quando era adolescente, lia pouco, embora não tenha passado nenhum ano da vida sem ler pelo menos 3 volumes, o que começou a mudar quando entrei pra faculdade de direito da UFPR, onde, só nos primeiros 3 meses de curso fui obrigado a ler umas 1000 páginas de doutrina, o que foi, ao contrário do que aconteceria com a maioria das pessoas, um incentivo para continuar lendo, e comprando e colecionando livros diversos...

Fábio Mayer disse...

Dois blogs muito legais que as vezes tratam de literatura:

http://blogildoblogger.blogspot.com

http://flanelapaulistana.wordpress.com

Vamos divulgar o "Seis Passeios"! Visite-os, deixe seu endereço anotado lá para eles retornarem.

=)

shirlei horta disse...

Não consegui ler nada na página principal, por causa do fundo preto (estou com problemas no meu monitor). Mas já estou interessada. Sou apaixonada por intertextualidade, mas a política avançou em todos os espaços e eu quase não me dedido mais a ela. Mas vou voltar, com certeza, para ler seus textos.