sexta-feira, 28 de março de 2008

Bia num céu de diamantes


No dia 20 de março começou aqui em Curitiba o Festival de Teatro, que acontece todos os anos. Eu sempre vou, e dou preferência às comédias, musicais e dança. Quando peguei o programa desse ano, como sempre,várias me chamaram a atenção, mas uma em particular - Beatles num céu de Estrelas, realizado por um grupo de teatro do Rio de Janeiro e que usa as músicas do grupo como um roteiro teatral. Então mesmo sem ter companhia eu comprei dois ingressos, depois eu achava alguém pra ir comigo, o importante era garantir o ingresso, que com certeza seria muito disputado.
Eu tenho uma ligação especial com os Beatles. Desde pequena faz parte da trilha sonora da minha vida, pois meus pais viveram na época áurea do grupo, mesmo que bem jovens. Com o passar do tempo eu comecei a ouvir mais que eles, criando até uma espécie de devoção. Foi com as músicas do grupo que eu comecei a aprender inglês e me apaixonei pela Inglaterra.
O espetáculo foi no último sábado – 22 de março. Foi simplesmente EX TRA OR DI NÁ RI O. O cenário simples, quase minimalista. O figurino idem. Os atores/cantores com clara formação de canto clássico cantavam de uma forma linda, músicas velhas conhecidas minhas mas de uma maneira totalmente diferente. Acompanhados apenas por um piano, um violoncelo e percussão.
Normalmente eu não gosto de interpretações diferentes de músicas originais, de releituras, mas nesse caso foi uma surpresa agradável. Lucy in the sky with diamonds, quase à capela, Let it Be transformada em música romântica e Hey Jude, tão linda que tive que segurar o choro, por que essa tem um significado especial pra mim, pois quando eu morava na Inglaterra (nada mais nada menos que a terra deles!!) era essa a música que eu ouvia quando tinha saudades do meu irmão.
Interpretações teatrais, dignas da Broadway e do West End. Sopranos, contraltos, barítonos...interpretando músicas daqueles que revolucionaram o cenário musical com guitarras distorcidas nunca antes escutadas. Letras e músicas atualíssimas mesmo 40 anos depois de serem compostas e gravadas.
Enfim, foi emocionante pra mim que tenho como frustração não ter vivido naquela época. Um espetáculo que não esquecerei tão cedo.
Quanto à pessoa que foi comigo não poderia ser melhor!!! Meu irmão, que coincidentemente (ou não!) se chama Juliano!

8 comentários:

Anônimo disse...

Com certeza deve ter sido um espetáculo maravilhoso. Tenha um bom fim de semana.

Fábio Mayer disse...

Quando tentei comprar ingressos para esta peça.... estavam esgotados!

Uma pena...

Anônimo disse...

O que tem Beatles só pode ser bom. Na minha trilha sonora eles estão, também, e em lugar destacado.

bagagens&destinos disse...

aeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee
posso não ter ido contigo neste, mas valeu a cia nos outros espetáculos!!1
aguardo mais críticas suas...
beijos

Anônimo disse...

Hello. This post is likeable, and your blog is very interesting, congratulations :-). I will add in my blogroll =). If possible gives a last there on my blog, it is about the Celular, I hope you enjoy. The address is http://telefone-celular-brasil.blogspot.com. A hug.

Sândrio cândido. disse...

este é mesmo um belo espetaculo.

Cleice Souza disse...

Também tenho um arrependimento danado de não ter nascido nessa época. rs
Realmente deve ter sido Extraordinário,senti daqui.


:)

Natália Rodrigues disse...

Também tenho uma frustração muito aguniante em não ter vivido na época do grupo formado ainda... Músicas perfeitas e sintonzadas... for ever...