terça-feira, 11 de março de 2008

Cybervida

Tenho percebido ultimamente o aumento dos casos de pessoas que só mantêm relacionamentos através da Internet.
Em outras postagens falei do quanto a Internet pode nos ajudar, inclusive aproximar pessoas de discussões como fazemos nos blogs, como esse. Mas temos que ver que essa moeda tem dois lados. O que me espanta é o fato de muitas pessoas passarem muito tempo na net. Net vicia. É um vício moderno que na minha opinião pode minar os relacionamentos humanos, a amizade, o namoro.
Quantos não se visitam mais, não se telefonam, não saem porque falam demais pelo MSN e daí não existem novidades. Não tem assunto.
Vejo muito isso nos adolescentes. Eles se falam só pelo msn. Ao invés de marcar um cinema, ir ao shopping -coisa que eu fazia na minha adolescência. Sexta feira à tarde era sagrado: depois das aulas eu e um grupinho íamos ao Muller passear, conversar, paquerar.
Em tardes de domingo, quando estou em casa, vejo muitas pessoas on line. Em dias bonitos, ensolarados, trancadas em casa teclando, na maioria das vezes com desconhecidos, ou até com pessoas da mesma cidade. Por que não marcar alguma coisa, aproveitar o dia? Ahh eu saio mesmo que sozinha!
É claro, que o Msn é uma ótima solução pra manter contato com quem mora longe, mas devemos deixá-lo de lado um pouco e encontrar pessoalmente as pessoas. Deixar os assuntos, as novidades pra serem contadas cara a cara. Vendo as reações, as expressões. Risos de verdade ao invés do rs rs rs.
Bjos à todos

6 comentários:

Fábio Mayer disse...

Numa época em que é preciso ser campeão em tudo para ser feliz ou mesmo para ser notado, não me admira que as pessoas deixem de sair na rua trocando-a pelo MSN ou Skype.

Hoje em dia, se você não tem carro, não tem um corpo bonito e de preferência perfeito,não se veste com roupas de grife ou ao menos no visual da sua tribo (hip-hop, grunge, sertanojo, etc...), é tido simplesmente como um ninguém, pouco importa sua cultura e discernimento, sua simpatia ou seu charme.

Enfim, numa sociedade que prega o consumo de tudo, em que todo mundo é produto e prateleira ao mesmo tempo, o MSN e o Skype e as outras tribos virtuais, são o jeito que muitas pessoas encontram para falar de coisas comuns, sem se preocupar com o estado dos cabelos ou a grife do que veste...

É válvula de escape para um mundo onde as aparências são mais importantes que o conteúdo... Mas uma válvula trágica, que cria gerações de bichos do mato que se comunicam em dialetos próprios e perdem boa parte do bom senso que se exige nas relações "tete a tete"...

Anônimo disse...

Sim, estamos tendo uma virtualização da amizade, mas o que devemos levar em conta é que, no final, são pessoas conectadas, não máquinas.

Ricardo disse...

Assino embaixo!

bagagens&destinos disse...

Hum... postou e nem me avisou!!! hehe
É interessante notar que algo que pode quebrar barreiras antes de difícil transposição (geográficas e até culturais, pq não?), tb pode ganhar a capacidade de construir outras barreiras...
Acho que tudo é questão de usar as "ferramentas" criadas pelo homem pra lidar melhor com a "natureza" e com... os homens! Uma questão de equilíbrio e flexibilidade, com reflexão e auto-crítica!
beijos e aguardo um post seu pro meu blog depois falando dos espetáculos que vamos ver no festival hein... se a tecnologia pode aprisionar muitos, acho que pode também liberar alguns corações e mentes para opiniões produtivas como as suas...

A Cronista disse...

Triste isso... deixar de aproveitar um dia de sol prá estragar os punhos no computador...
Mas cada um tem sua mania, né? E mesma ando viciada em net, até porque minhas amigas e amigos mais chegados moram em outras cidades (umas bem distantes) e Curitiba, bem... não tem feito muito sol aqui, né? rsrsrs
Aproveite bem seu domingo! Teu blog é muito legal!

Portrait oil paintings disse...

Very good post.Thank you for your sharing.I like your blog very much.