sábado, 8 de setembro de 2007

9/9/76

No dia nove de Setembro de 1976, às 16:30 (exatos 31 anos em algumas horas), nascia na Maternidade Nossa Senhora de Fátima, em Curitiba, de parto cesariana, uma menina muito esperada pelos pais, após três anos de tratamentos para infertilidade - EU!
Parece que foi ontem..., como diz minha mãe।
E como esse ontem passou rápido, pra mim também.
...foi ontem que eu acordava cedo pra ir pro Colégio Bom Jesus e passava o dia inteiro no meio das freiras, e já aos sete ou oito anos questionava seus ensinamentos religiosos.
...aos nove implorava pra meus pais me matricularem no curso de inglês na escola FISK, única de Campo Largo (cidade a 30 km de Curitiba), mal sabiam eles que vinte anos depois eu me tornaria professora de uma escola FISK e conheceria o seu fundador pessoalmente.
...aos catorze me mudo com meus pais pra Curitiba (episódio esse que considero um dos mais importantes da minha vida!!) e comecei a estudar no Colégio Positivo, saindo de uma escola pequena com 20 alunos por turma e indo pra uma com 100.
...aos quinze tomei a primeira sábia decisão: troquei a pomposa festa de 15 anos por uma viagem pra Inglaterra, onde passei um mês sozinha -sem dúvida o grande divisor de águas da minha vida.
...aos dezessete passei no vestibular de História :)
...aos dezenove tranquei a faculdade de História :(
...a primeira paixão aos vinte e um
...a primeira decepção aos vinte e três
...me formei em jornalismo aos vinte e quatro sem ser um grande destaque na turma, mas ouvi emocionada meu Paraninfo me dizer: "me prometa que nunca parará de escrever"
(promessa essa que eu quebrei, e retomei justamente esse ano, ao revê-lo)
...nasci de novo aos vinte e oito, reaprendi muitas coisas, tomei consciência de muitas outras e que não tinha perdido o trem...o meu estava apenas atrasado, mas viria.
Aprendi acima de tudo a importância dos amigos, do auto conhecimento, da paciência, da espera,da maturidade.
Essa maturidade aliás, não vem necessariamente com a idade, mas com as decisões que você toma e o esforço disposto a fazer pra torná-las realidade.
Olho pra trás e vejo trinta e um anos de aprendizado, e é isso que quero pro meu futuro: mais aprendizado. Sobre mim, o mundo, os outros. Pois só assim atingimos nossa plenitude.
Vejo erros, acertos...vejo VIDA.
O resultado desse mergulho dentro de mim, os frutos da minha evolução, saberemos daqui outros trinta e um anos, quando serei uma charmosa, plastificada, estilosa e bem humorada senhora de sessenta e um anos.

Que assim seja!


Feliz Aniversário para mim!

12 comentários:

Fábio Mayer disse...

Feliz Aniversário, Fábia.

Mas que fique claro que não foi o "post" que me fez lembrar da data, porque ela está aqui, marcada na minha agenda...

=)

Renata Livramento disse...

Fábia, eu não sabia que era seu aniversário, mas inconscientemente eu fui guiada (vc sabe que ando afastada dos blogues, né). Sabe, que linda a sua vida. Tenho certeza de que teve momentos muito difícies, e outros maravilhosos como todos temos, mas o que te faz especial é a capacidade que vc teve de transformar tudo isso em grandes aprendizados. E além disso, pela pequena parte que compartilhou consco já dá para ver que vc é uma mulher corajosa, parabéns, MESMO!!!!

Sandra Regina disse...

ei!!!!!!!!!!!! parabenz. Que texto lindo. vc escreve como uma jornalista brilhante.
feliz aniversario pra vc, bjus

Anônimo disse...

Feliz aniversário. E que você tenha tudo o que almeja e espera.
Quanto ao jornalismo, não há como sair dele. Jornalista uma vez, jornalista sempre.

Denise disse...

Fábia!!!! Cheguei atrasada, perdão amiga, mas Feliz aniversário pra você! Adorei ler o resumo da sua vida e ser um bebê esperado como você foi, não deve ser pra qualquer um não, hein? Um beijo bem grande!

Fau Ferreira disse...

Nossa Fábia, texto emocionante, me fez refletir sobre a minha vida e as minhas escolhas também... Parabens!!! Não só pelo niver, mas por ter atingido esse grau de consciência em face da vida e digamos que cedo, e ainda se formos ver, há pessoas que infelizmente nunca conseguem atingí-la e levam uma vida sem sentido... Ah! e parabens, pela escrita... vc escreve muito bem...

P.S. Não me apresentei, que mal educada que sou... rsrsr... Sou Fátima, de salvador/ba, te achei no blog de uma amiga minha Drica...

Um abraço

Anônimo disse...

Deliciosa esta oportunidade para desejar-lhe muita felicidade e pertinência na sua caminhada que é mesmo cativante estimulante. Tempo passa rápido sim e por mais incoerente que possa parecer, o melhor é não ter pressa.
Cadinho RoCo

Anônimo disse...

Muito lindo... rs! Não pare de escrever!! beijos

Anônimo disse...

Cá estou de volta com saudade de publicação nova, mas é lógico que a atual merece ficar por mais um tempo.
Cadinho RoCo

Anônimo disse...

Saúde, sucesso e vida longa. Feliz aniversário!

Anônimo disse...

Agora já bate saudade de publicação nova.
Cadinho RoCo

Ricardo disse...

Olha só: no dia 9 de fevereiro de 1976, as 16:30h, na Maternidade S. Cristóvão em São Paulo nascia eu. Seis meses e alguns minutos de diferença entre nós, fora os 400km. rsrs. Parabéns atrasados!!!