terça-feira, 18 de setembro de 2007

Máscaras

Para viver em sociedade muitas vezes devemos ser o que não somos, gostar do que não gostamos, dizer o que não acreditamos. Isso não significa cedermos ao gosto comum, ao convencionado, ou perdermos nossa identidade, e sim adotarmos posturas para termos amigos, parceiros, colegas. Enfim, viver em sociedade significa muitas vezes anularmos certos aspectos de nós mesmos. Afinal, não é possível ser honesto, sincero a todo momento, como aquele personagem do Luis Fernando Guimarães, que fala tudo o que pensa. Pessoas assim super-sinceras, radicais, seletivas, estão fadadas à solidão e a rabugentice.
Todos temos nossas máscaras. Pra falar daquele corte de cabelo que não ficou bom em nossa amiga, da namorada nova do amigo, não somos 100% sinceros.
Quando estamos tristes, muitas vezes precisamos colocar nossas máscaras para enfrentarmos o dia, as pessoas, o trabalho. No entanto nem todas as pessoas usam suas máscaras assim, de algumas conhecemos apenas as máscaras e não sua essência real. Mas creio que as máscaras sempre caem. Um dia ou outro aquela pessoa que achamos que é nossa amiga, aquele colega de trabalho sempre solícito, um parente, acabam se revelando.
E quando essas máscaras caem, a verdadeira face é revelada. Uma face que não conhecíamos, ou que não aceitávamos.


* explico minha ausência na última semana devido à total falta de inspiração, pela decepção de uma máscara de longa data que caiu!

10 comentários:

Fábio Mayer disse...

Engraçado é que minha irmã postou algo nessa linha também...

Eu já aprendi há muito tempo a classificar as pessoas, talvez seja reflexo da atividade advocatícia, onde se encontram mentirosos de todos os tipos...

Mas como diriam os gaúchos:

...Que a mentira vem troteando mil promessas, mas a verdade já cansou de cabrestear!...

=)

Ricardo disse...

Sim, são os papéis que representamos nos vários palcos em que se divide nossa vida.

Renata Livramento disse...

Se com máscaras vc quer dizer dos vários paéis que temos e assumimos na vida, concordo plenamente. Mas nenhum deles é o que somos, porque somos sempre mais que os mais diversos papéis. As máscaras são necessárias algumas vezes, senão a vida em sociedade seria impossível, mas há um limite. E como há!!!!!!!!!

bjos

EU E ELE disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

sintomuito pela sua tristeza, émuito triste sedecepcionar com alguem em quemconfiamos,mas essas pessoas mascaradas estao por todas aspartes mesmo. confiar de verdade mesmo só em si proprio.

mas graças a deus ainda existem raros amigos de verdade, pelomenos eu acho..... bjus

Cadinho RoCo disse...

Quanto às máscaras, tudo bem. Mas é importante imprescindível termos nossa impermeabilidade muito bem preservada, para vivermos em sociedade. Do contrário, a queda de uma máscara invade lugares nossos e tão só nossos, que devem estar sempre muito bem impermeabilizados. Agora respire fundo e siga o seu caminho cuidando bem de você. E não permita que de situação assim você deapareça de quem aguarda por você.
hhtp://cadinhoroco.loginstyle.com

Denise disse...

o que dizer? .. bola pra frente, amiga!
Beijo!

Cadinho RoCo disse...

Já voltei de novo porque ler as suas publicações é muito bom.
http://cadinhoroco.loginstyle.com

Segurança Shopping disse...

Curioso é buscar a origem de se dizer usar máscaras. No teatro grego os atores, por não ter capacidade de demonstrar os vários sentimentos através da fisionomia, usavam máscaras. Rindo, chorando, indagando, surpreendendo-se....

A palavra hipocrisia na origem grega designava o desempenho teatral, a declamação do ator, que simulava ser outro no palco. Nossa língua , no entanto, tomou a palavra do baixo latim hypocrisis, de sentido mais restrito, e hipocrisia e hipócrita consolidaram-se com o sentido de aparentar o que não é, de ser falso, fingido, mentiroso.

É o ato de fingir ter crenças, virtudes e sentimentos que a pessoa na verdade não possui.

Evidente que seu texto não é sobre fingimentos exagerados, ou sobre hipócritas típicos, como boa parte dos políticos brasileiros.

É sobre os pequenos hipócritas.
Sobre pequenas "interpretações", aquelas que todos em algum instante adotamos com uma finalidade social. E que os outros também adotam, no mesmo sentido.

Quando as máscaras são exageradas podem nos machucar. Muito. Mas talvez devamos, pelo menos num primeiro instante, vestir a do sorriso, e mesmo chorando por dentro seguir o caminho.

Abs,
Eu

Anônimo disse...

Wow ! Amazing blog to follow I would suggest to follow my all friends and family to follow his blog . Vivacious Blog - Full life and energy. Keep Posting, vintage wedding!?! Android Phones Louboutin Shoes Christian Louboutin Boots Modest Wedding Dresses